sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cada dia há menos 1.000 ateus e mais 83.000 cristãos no mundo

Se alguém que vive na envelhecida Europa Ocidental perde perspectiva de futuro, no mundo o número de ateus e não religiosos diminui dia a dia, segundo o estudo anual "Status of Global Missions".

No milênio (de 2000 a 2011) a categoria "não religiosos" perdeu 700 adeptos ao dia; enquanto que a categoria "ateus" perdeu 300 adeptos diariamente.

Nestes 11 anos os "não crentes" perderam 2,7 milhões de pessoas, e os ateus perderam 1,37 milhões.

Se compararmos com 1970 (em plena revolução sexual no Ocidente e ateísmo comunista na Europa), vemos que em 41 anos o ateísmo perdeu 28 milhões de pessoas. Por outro lado, os não-religiosos cresceram em mais de 100 milhões.

O que aconteceu é que com a queda dos regimes comunistas, muitos que se declaravam ateus passaram a se declarar não-religiosos. De igual forma, na China, Vietnam e outros países ainda comunistas, muitos preferem hoje declarar-se não-religiosos do que ateus.

Em qualquer caso, em pleno século XXI, o número de ateus e não-crentes está baixando. Em alguns casos, se convertem a uma religião, mesmo que seja de forma muito superficial (no caso de milhões de leste-europeus, sobretudo russos). Na maioria, morrem, anciãos que praticamente não deixam filhos.

As religiões crescem: todas.

Pelo contrário, as religiões crescem no século XXI. Todas elas. Incluindo o pequeno judaísmo, que estava em queda (15,1 milhões em 1970; menos de 14 em 2000) conta agora com 14,9 milhões de seguidores.

O cristianismo, que soma em todas as suas variantes 2.300 milhões de pessoas, cresce ao ritmo de 83.000 pessoas por dia. É a religião que mais cresce no mundo.

O islamismo, com quase 1.580 milhões de seguidores, cresce no ritmo de 79.000 fiéis diários.

O hinduísmo conta com 952 milhões de seguidores, e cresce em 37.000 por dia.

O budismo conta com 468 milhões de fiéis, e ganha 13.800 por dia.

O taoísmo e o confucionismo chines somam 457 milhões, e ganham 9.300 diariamente.

E as religiões étnicas, com 269 milhões de seguidores, crescem ao ritmo de 9.000 ao dia.

Dois bilhões de pessoas não conhecem nada de Jesus

No total, no mundo há 2 bilhões de pessoas que nunca ouviram falar da mensagem do evangelho. Outros 2.680 milhões escutaram alguma vez ou conhecem em certa medida, mas não são cristãos.

Jesus Cristo fundou uma só Igreja e antes de morrer orava "que todos sejam um", cada vez há mais denominações cristãs distintas: eram 1.600 no início do século XX, 34.000 no início do século XXI e 42.000 em 2011.

O crescimento cristão… sobretudo, pentecostal

La Iglesia Católica suma 1.160 millones de fieles, según este estudio, y gana 34.000 al día.

Los protestantes carismáticos o pentecostales suman 612 millones, y ganan 37.000 cada día.

Los protestantes "clásicos" suman 426 millones, y crecen al ritmo de 20.000 al día.

Las iglesias ortodoxas suman 271 millones de bautizados, y ganan solo 5.000 al día.

Los anglicanos, centrados sobre todo en África y Asia, suman 87 millones, con 3.000 más cada día.

Los que el estudio llama "cristianos del margen" (Testigos de Jehová, Mormones, los que dudan de la Trinidad o de la divinidad de Jesús, etc…) suman 35 millones, y crecen al ritmo de 2.000 al día.

Por supuesto, la forma más sencilla de crecer es la natalidad: tener muchos hijos y adherirlos a la propia tradición religiosa. Otra forma es la conversión: es mucho más infrecuente pero se da en millones de personas cada año. La conversión más común es la de un cónyuge a la religión del otro.

En 2011, los cristianos de todas las denominaciones habrán hecho circular 71 millones de biblias más por el mundo (ya hay 1.740 millones de biblias dando vueltas por el planeta, algunas de forma clandestina).

Organizados en 4.800 entidades misioneras distintas, este año se enviarán 409.000 cristianos a un país que no es el suyo, a evangelizar.

Fuente: Gaceta Cristiana



Twitter: http://twitter.com/andrermendonca
Facebook: http://www.facebook.com/andrermendonca
Blog Novo Tempo: http://novotempoagora.blogspot.com/

BRASÍLIA, CAPITAL DA ADORAÇÃO - BRASIL, TERRA DO AVIVAMENTO
TERRA DA ADORAÇÃO AO ÚNICO SENHOR, JESUS CRISTO!

PF vê elevado risco de terrorismo na Copa de 2014

Delegado Roberto Troncon Filho durante a sua posse no cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal em SP

Folha de São Paulo
A Polícia Federal trabalha com o cenário de "risco elevado" para atos de terrorismo na abertura da Copa de 2014, quando os olhos do mundo estarão voltados para a capital paulista.

Essa é a avaliação do superintendente da PF em São Paulo, o delegado Roberto Troncon Filho, 49, em entrevista aos repórteres Flávio Ferreira e Silvio Navarro, publicada na Folha desta quinta-feira (a entrevista está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

"No Brasil o nível é muito baixo. Mas um evento como a Copa pode ser, sim, palco de uma agressão, não contra o povo brasileiro, mas contra uma delegação estrangeira", disse.

Especializado no combate ao crime organizado desde 2004, Troncon Filho também criticou na entrevista as alterações no projeto de lei sobre lavagem de dinheiro e defendeu o uso de algemas em operações.



Twitter: http://twitter.com/andrermendonca
Facebook: http://www.facebook.com/andrermendonca
Blog Novo Tempo: http://novotempoagora.blogspot.com/

BRASÍLIA, CAPITAL DA ADORAÇÃO - BRASIL, TERRA DO AVIVAMENTO
TERRA DA ADORAÇÃO AO ÚNICO SENHOR, JESUS CRISTO!